LandHeart




Oficina de Intervenção Artística na Paisagem


A actividade espontânea e criativa na natureza é uma manifestação natural das crianças, um impulso expressivo que parece acontecer enquanto reminiscência do pensamento primitivo. A Landart, enquanto movimento artístico, será originalmente a sobrevivência dessa consciência primitiva traduzida para um universo simbólico e conceptual de intervenção artística.

Inspirada na minimal art e na arte conceptual, a Landart caracteriza-se pela simbiose entre paisagem e obra de arte, as quais se encontram inextricavelmente ligadas. É uma forma de criação artística que acontece na natureza, com a natureza dessa paisagem.
Preconizando “o regresso à natureza”, a Landart utiliza sobretudo materiais e matérias naturais como o vento, terra, luz, água, pedras, folhas, ramos, pigmentos, enquanto elementos principais na criação das obras artísticas deste movimento.

A Oficina de Intervenção Artística na Paisagem é um espaço de reflexão e criação artística que expressa preocupações ecológicas e ambientais, perante a escassez dos nossos recursos naturais e enquanto crítica à nossa sociedade consumista. É fundamental recontextualizar o homem no seu meio natural e cultural, educar o olhar para o ambiente, com olhos estéticos que vejam a Natureza para além do seu valor instrumental. 

LandHeart é um lugar de interpretação e identificação com o meio natural, onde se constroem raízes afectivas e um diálogo próximo entre a arte, o espaço natural e a sua memória numa experiência sensorial e emocional da paisagem. Ao sensibilizar os participantes para o património natural, pretende fazer emergir novos comportamentos na comunidade, abordando a Educação Ambiental de um ponto de vista não formal, dinâmico e baseado na experiência, aproximando-a física e afectivamente do ambiente que a envolve. 
LandHeart desenvolve uma linguagem e implementa práticas culturais construtoras de uma narrativa comum que fundamente a identidade do lugar e da paisagem, aprofundando o sentimento de pertença e de preservação da comunidade a esse espaço, à sua biocenose e biodiversidade.

A Oficina de Intervenção Artística na Paisagem promove:

- Oficinas de Landart de expressão e criação artística - Crianças, Famílias, Adultos e Grupos.
- Oficinas de Landart de interpretação da paisagem centradas numa abordagem educativa de conhecimento da fauna e flora onde intervêm, numa perspectiva de  educação para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente - Escolas e outras organizações educativas.
- Oficinas de Landart numa dinâmica de Outdoor e Teambuilding - Grupos e Empresas.
- Oficinas de Dança na Natureza.

Oficina realizada em parceria com RISCOS NA PAISAGEM.

Contacte-nos para mais informações e marcações em: info@terracorpo.pt


Copyright © TERRA.CORPO® Todos os direitos reservados.




 

Blogger news

Blogroll